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Os franceses pretendem ter a glória da descoberta dos aeróstatos, dizendo que é devida aos irmãos Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier, de Annonay, no ano de 1783. Tal que a partir de 13 de Agosto de 1883 solenizaram naquela pequena cidade, o seu centenário, como berço da aerostatação.
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No dia 8 de Agosto de 1709, o rei D. João V e a rainha D. Maria Ana de Habsburgo, acompanhados pelo núncio apostólico - o cardeal Conti, que depois seria o Papa Inocêncio XIII - e ainda por diversos fidalgos da corte portuguesa, reuniram-se na sala das embaixadas do Paço Real de Lisboa (destruído no terramoto de 1755) para assistir a uma demonstração do "instrumento de andar sobre o ar" do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão.
Esta data histórica assinala a primeira aplicação prática do princípio de Arquimedes a um aparelho aerostático e antecipa 74 anos a façanha dos irmãos Montgolfier, que em Junho de 1783 colocaram no ar, durante 10 minutos, um balão com 32 metros de circunferência. No mesmo ano, perante Luís XIV e Maria Antonieta, os inventores franceses fizeram subir no ar o primeiro balão tripulado. Mas só em meados do século XIX é que iria inventar-se o primeiro aeróstato dirigível.
Ao contrário dos Montgolfier, que não pensavam em possíveis utilizações militares do seu invento, Bartolomeu de Gusmão, no início do século XVIII, sonhava já com um invento que daria à nação que o produzisse a capacidade de dominar o mundo. Na petição que apresenta a D. João V, procurando que este lhe conceda os meios necessários para fabricar o seu engenho, Gusmão enumera as potencialidades do aparelho que se propunha construir. Assegurando que este poderia percorrer duzentas léguas (mil quilómetros) num só dia, fazia notar ao rei que isto lhe permitiria "levar avisos aos exércitos em terras mui remotas", "socorrer praças sitiadas" e levar rapidamente notícias aos quatro cantos do império português. Apontava ainda as vantagens que um rápido transporte por via aérea iria trazer ao comércio e sublinhava que o seu "instrumento para se andar pelo ar" permitiria a Portugal "descobrir as regiões que ficam vizinhas aos polos do mundo" e calcular corretamente as longitudes.
Se este inventário, que aliás persuadiu D. João V - o monarca deferiu o pedido num alvará datado de 19 de Abril de 1709 -, tem o seu quê de megalómano, também reflecte um espírito visionário. O investigador Joaquim Fernandes, que há anos vem recolhendo materiais sobre a vida e obra do "Padre Voador", como Gusmão foi apelidado na época, afirma:
"Supomos não exorbitar ao dizer que se trata da antevisão profética, com dois séculos de avanço face à concretização do avião, de uma geoestratégia baseada no domínio do espaço aéreo por uma potência imperial".
A ideia de que a supremacia aérea pode permitir vencer um conflito militar não surpreenderá os que assistiram, no final do século XX, à guerra do Golfo, mas terá parecido bastante arrojado aos portugueses do início do século XVIII, que se divertiram bastante a mofar do pretensioso Ícaro que lhes chegava da colónia brasileira.
O que primeiro despertou o interesse de Joaquim Fernandes por Gusmão foi justamente o vasto conjunto de poesias do século XVIII que satirizava o "Padre Voador". (...) O mais prolífico dos detratores de Gusmão foi Tomás Pinto Brandão, que, mostrando-se bem informado, começou a escarnecê-lo em verso ainda antes de este realizar qualquer demonstração do seu aparelho. Um dos sonetos que lhe dedica abre com esta quadra:
"Veio na frota um duende brasileiroE fecha um outro com este terceto:
Em trajo clerical, sotaina e coroa,
Fez crer que pelo ar navega, voa,
Um barco sem piloto e sem remeiro".
"Mete esse invento onde tens o siso,
Vê se no vento que está nele voas:
Que outro voar, meu Lourencinho, é riso".
Terá mesmo sido Pinto Brandão quem deu ao invento o nome com que este passaria à posteridade:
"Esta fera passarola
Que leva, por mais que brame,
trezentos mil réis de arame
Somente para a gaiola (...)".
- O rapaz sobredotado
Mas Gusmão também teve defensores, a começar pelo marquês de Fontes, D. Rodrigo Menezes, que hospedara já o jovem prodígio brasileiro aquando da sua primeira, e pouco conhecida, viagem a Portugal. Em 1701, Gusmão, então com 15 ou 16 anos (nasceu em 1685 na vila de Santos, mas não se sabe em que dia), espantou Lisboa com um insólito reportório de habilidades. José Soares da Silva, autor de uma Gazeta em Forma de Carta relativa a 1701, conta que o jovem santista, que acabara de deixar a Companhia de Jesus por não querer tomar ordens, não só dizia "de cor todo o Virgílio, Horácio, Ovídio e demais clássicos", como também o conseguia fazer "para diante e para trás ou donde lhe apontarem".
No que parece ter sido uma espécie de folheto publicitário dos dotes mnemónicos de Gusmão - reproduzido pelo autor da Gazeta -, lê-se que este prometia, entre vários outros feitos, "defender toda a filosofia, e também explicar a parte de Aristóteles com todos os seus embaraços", dizer "toda a escritura decoradamente e as dúvidas todas das línguas em que foi escrita". Mesmo que se admita algum exagero, tudo indica que o futuro "Padre Voador" foi um caso flagrante de criança sobredotada.
Estreou-se como inventor ainda no Seminário de Belém, construindo um sistema que levava a água de um ribeiro até à escola, que ficava no cimo de um monte com cem metros de altura. Em 1705, quando se encontrava de novo no Brasil, registou o engenho na Câmara da Baía, obtendo a primeira patente outorgada a um inventor brasileiro.
Irmão mais velho do prestigiado diplomata da corte de D. João V, Alexandre de Gusmão - foi o grande obreiro do Tratado de Madrid de 1750, no qual se fixaram as fronteiras do Brasil actual -, Bartolomeu tinha raízes no Porto. Segundo Joaquim Fernandes, era aparentado aos Afonso Gaya, "quatro irmãos naturais de Miragaia que partiram para o Brasil em 1531, na armada de Martim Afonso de Sousa". Com eles viajava o também portuense Brás Cubas, fundador da vila de Santos, onde os Gaya se instalaram.
Nos anos que Gusmão passará em Portugal, construindo o seu engenho voador, dedicará algum tempo a investigar, a pedido da Academia Real da História, as origens da diocese do Porto. Demonstrando um rigor crítico que Joaquim Fernandes compara ao de Alexandre Herculano, desmontou diversas lendas dadas como verdadeiras, designadamente a que respeitava ao mítico bispo Julião.
- O "Padre Voador"
Não há dúvida de que Bartolomeu de Gusmão foi um homem de capacidades intelectuais francamente invulgares. E durante algum tempo parecia ir dispor, em Portugal, de condições para as usar. D. João V apoiou-o sem reservas, a ponto de lhe ter emprestado, para fabricar o seu invento, uma casa que possuía em Lisboa, perto do local onde hoje se ergue a estação de Santa Apolónia. O monarca começara por lhe atribuir uma propriedade do duque de Aveiro, mas Gusmão argumentou que a do rei lhe parecia mais conveniente.
Após duas experiências goradas nos primeiros dias de Agosto, a de dia 8 foi finalmente bem sucedida. Gusmão não pôs no ar nenhuma "passarola", e muito menos a tripulou, como mais tarde iria correr. O seu engenho era apenas um modelo em escala reduzida, um globo de papel grosso, com uma chama a arder numa tigela incrustada na base, muito semelhante aos actuais balões de S. João. O balão chegou ao tecto da sala e acabou por ser apagado pela criadagem no momento em que ameaçava incendiar os cortinados.
Ainda antes destas tentativas, já as notícias do seu invento, acompanhadas de ilustrações fantasistas, apareciam nas gazetas europeias. Crê-se que o rumor terá chegado primeiro ao Vaticano, através do cardeal Conti, e que daí se expandiu para outros países. O mais imaginativo destes primeiros cronistas estrangeiros da façanha de Gusmão foi o autor de uma brochura austríaca que relata como o padre navegou por ar, aos comandos do seu "navio voador", de Lisboa até Viena, depois de ter aterrorizado os habitantes da Lua e de ter tido de enfrentar aves monstruosas.
Já as delirantes gravuras que popularizaram a "passarola" na Europa tiveram, ao que parece, o dedo do próprio Gusmão, que, farto de que lhe tentassem roubar o segredo, terá providenciado, em conluio com o filho do marquês de Fontes, o seu único aprendiz, para que fosse encontrado um suposto plano da máquina, com explicações erróneas, cheias de "quintas essências", "magnetismos" e outro jargão científico da época.
- O messias judeu
A verdade é que, embora tenha realizado uma nova ascensão em Outubro de 1709, desta vez ao ar livre, o "Padre Voador" nunca chegou a construir o engenho com que sonhava. Por falta de conhecimentos científicos e técnicos, mas também, provavelmente, argumenta Joaquim Fernandes, pelo ambiente hostil de um país que, ao contrário, por exemplo, da Inglaterra do tempo, se mantinha preso às doutrinas aristotélicas e ignorava os avanços que se estavam a fazer nas ciências físicas.
Este desenho é a representação mais antiga e, porventura, mais fidedigna da Passarola |
Joaquim Fernandes admite que os Gusmões - Bartolomeu teve 11 irmãos e irmãs - tivessem ascendência judaica por via materna. E parece constituir um possível indício nesse sentido um texto em que o seu irmão Alexandre ironiza com a suposta "pureza" genealógica dos cristãos-velhos. Recordando que basta recuarmos 8 gerações para termos, todos, 1024 avós, o diplomata perguntava: "Queria que me dissessem os Senhores Puritanos se têm notícia que todos fossem Familiares do Santo Ofício?".
Certo, segundo Fernandes, é que Bartolomeu convivia com várias famílias de cristãos-novos, incluindo a do dramaturgo António José da Silva, dito "o Judeu". E já quando se deslocara à Holanda, o seu inimigo Pinto Brandão escrevera uns versos em que dizia: "Mudando de alma e de nome/ Quererá um certo apenso/ De Bartolomeu Lourenço/ Passar para António Homem". Se tivermos em conta que António Homem fora um sacerdote católico que morrera na fogueira, acusado de judaísmo, a sugestão torna-se evidente.
No final de Setembro de 1724, o "Padre Voador" foge para Espanha com um seu irmão mais novo, Frei João Álvares, projectando atingir a Inglaterra. O motivo imediato terá sido uma intriga em que se viu envolvido, que girava em torno de umas freiras de Odivelas que mantinham amantes na corte. Quando as religiosas foram presas e a Inquisição interveio, Gusmão, sobre quem já antes corriam boatos perigosos, optou pela fuga. Ele e o irmão adoptaram nomes falsos e partiram, correndo o risco de levar na bagagem vários livros em hebraico.
Bartolomeu morreu em Toledo no dia 18 de Novembro de 1724. A julgar pelo testemunho que o seu irmão mais tarde deu à Inquisição espanhola, já se convertera ao judaísmo em 1722. O estranho relato de João Álvares, que deve ser lido com cautela, já que o autor é um suposto arrependido a confessar-se ao Santo Ofício, mostra-nos, nota Joaquim Fernandes, um Bartolomeu de Gusmão no qual o inventor e o místico se fundem numa bizarra megalomania.
Conta o frade que o seu irmão, aparentemente tomado de delírios messiânicos, estava convicto de que fora escolhido para restaurar Israel. Pretendia construir "uma aérea fábrica" com a qual dominaria o mundo e estabeleceria um único império universal, no qual os judeus reinariam sobre todos os povos, através do seu rei. Ou seja, ele próprio, Bartolomeu.
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FONTES
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A estampa acima que representa a máquina do Padre Bartolomeu de Gusmão terá sido publicada num opúsculo entre 1784 ou 1794, que tem por titulo:
«Petição do Padre Bartolomeu Lourenço, sobre o instrumento que inventou para andar pelo ar, e suas utilidades»como forma contrariar a intenção dos franceses como inventores da aeroestatação. A gravura tem a seguinte legenda:
A - Mostra o modo de velame, que servirá para fazer cortar os ares, levando a sua derrota aquela parte donde for dirigida.
B - Mostra o modo que terá para se governar, pois sem leme seguiria sua vontade, e não a de seu artífice piloto.
C.C. - Apontam o corpo da barca que com o engraçado das conchas leva em cada vão um cano, que interiormente (com foles para isso feitos) suprirão a falta de vento.
D - Denota o feitio de umas asas que não servirão mais que de a sustentarem para que não caia à banda: porque tomando o vento em si, de nenhuma maneira a derribará.
EE - Apontam as figuras esféricas, em que está o segredo atractivo; são feitas de metal: servem de cobertura para se não corromper a pedra de cevar, que por dentro do pé que é oco, atrairá a si continuamente a barca, cujo corpo é de madeira forrado de chapas de ferro, e pela parte inferior forrada de estreitas tábuas, feitas de palha de centeio para a comodidade da gente, que levará até dez homens, e com o seu inventor onze.
F - Mostra a coberta feita de arame a modo de rede em cujos fios se tem enfiado muita soma de alambres, que com muita actividade ajudam a sustentar a barca, que pela quentura do sol fará força para atrair a si as esteiras.
G - Mostra a agulha de marear; porque sem ela não se podem guiar.
H - Mostra o artífice que com o astrolábio, ou balestilha compasso, e carta de marear; toma a altura do sol, para ver onde se acha.
II - Finalmente mostram as roldanas, para por elas se alargar mais ou menos a escota de qualquer parte que o vento faça feição.
No reverso da estampa lê-se o seguinte:
“Não obstante que o autor da máquina diga, que dentro do globo vai a magnete, cuja virtude fará subir a barca; contudo não é a sua elevação por força da virtude atractiva, mas sim pela força do gás, que os mesmos globos têm dentro; e a que o mesmo autor chama segredo, que não quis declarar, talvez por boas razões que para isso tivesse. O certo é que o autor era homem de talentos e de grande capacidade e que a tal máquina foi experimentada, segundo o testemunho de alguns velhos de probidade, que ainda vivem na nossa corte, apesar de haver alguém que o contradiga, talvez por malícia ou por ignorância, etc.”
O autor, da obra, porém, não parece que fosse instruído bastante, pois mostra ignorar as obras impressas no princípio do século XVIII, e que falam do grande invento de Bartolomeu de Gusmão, bem como não quis dar-se ao incómodo de investigar nos arquivos públicos e bibliotecas, os papéis e manuscritos eventualmente existentes.
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